quarta-feira, janeiro 28, 2009

Das historinhas




Jogue suas tranças Rapunzel
.
.
.
Como era bom ler historinhas... Eu lembro que minha bibliotequinha pessoal era imensa... Mas nunca quis ser princesa, queria sempre ser a heroína, ter super poderes (meu sonho era ser a Mulher Maravilha).

Eu também tinha uma enorme discografia colorida de historinhas... Nossa, minha imaginação não cabia dentro de mim! Lembro que eu tinha um medo da Cuca do Sítio do Pica-pau Amarelo, minhas amiguinhas iam lá para casa e eu colocava uma parte da história que dizia "cuidado com a cuca que a cuca de pega... e pega daqui e pega de lá aaaahahahah".
Lembro também da agonia que me dava quando trancavam o Aladim dentro de um alçapão e da alegria quando os 3 porquinhos conseguiam vencer o lobo...

E quando eu ainda não sabia ler?
Tinha já uma coleção de livrinhos que minha mãe lia pra mim e que estavam esperando para serem devorados pela novidade de um pingo de gente de 4 ou 5 anos que estava prestes a decifrar aquelas letrinhas mágicas e entender o que de fato diziam sobre aquelas lindas figuras. Eu já tinha decorado todas as histórias que minha mãe lia pra mim e, quando chegava uma visita, eu toda exibidinha "lia" as historinhas: 'pequenino é o ratinho. grandalhão é o elefante' ... 'guido acabou de jantar, agora é hora do banho e tem muito o que lavar' - eu lembro que nesse o tal do Guido aparecia peladinho e eu tinha vergonha de ler.
Eu achava que tava arrasando.

(outro Guido na minha vida!)

Minha primeira leitura importante (como eu dizia) foi A Bíblia da Criança. A 'esperta' criança à medida que ia lendo, fazia um X de canetinha nas páginas para marcá-las como lidas. Tenho isso até hoje guardado... Mas tinha uma época, em 1990 que demorei uma eternidade pra ler O Pequeno Príncipe porque não queria que a história acabasse. Depois inventei de copiar Viagem ao Centro da Terra eu lia e copiava num caderno (óbvio que nunca terminei essa façanha!).
Minha mãe perguntava
"o que estás fazendo?" e eu, toda metida com o novo método aprendido no colégio
"um resumo!"


Tantas fábulas serviram para a imaginação que tive que desenvolver para contar histórias a meus primos...
"Mais uma Nina!"
E eu inventava cada coisa que os pobres ficavam de boca aberta, quietinhos esperando o final de cada história!


Mas o que eu gostava mesmo era de pegar no sono com um disquinho verde que contava a história de uns amiguinhos que resolveram explorar o universo só na imaginação,tudo no pátio de casa! Como era vinil, eu ouvia o Lado A e esperava para virar o disco e só assim podia pegar no sono...


Acho que é por isso que minha mãe me diz até hoje
"Como tu és Lúdica Nininha..."

ô lembranças boas
.
.
.

Nenhum comentário: