quinta-feira, janeiro 22, 2009

Dos gostos musicais


Quando falo de música me sinto arrogante. Hoje estava na praia escutando Beirut (mistura de folk com o som cigano das Bálcãs). Estava curtindo, me deliciando com o compasso descompassado de cada nota de Elephant Gun, lembrando das melodias de Yann Tiersen... A combinação dos instrumentos me remeteu a um cenário de praia francesa !!! Por isso, Elephant Gun é a minha favorita até escutar outra que me remeta a uma imagem e a uma sensação tão gostosa quanto a de uma praia no sul da França (certamente um dia irei)!
Enfim, no meio de todos esses devaneios eu comentei com o Bruno: pena que a maioria das pessoas não degustam de sensações como estas, ou que não conhecem outros tipos de música - ou por não se permitirem, ou por se limitarem, ou simplesmente não gostarem, ou não têm a sensibilidade musical, ouvidos mais apurados - ou por se contentarem com o que a mídia oferece (eu disse que eu sou arrogante quando falo de música)... Sim, eu admito, já fui até o chão, chão, chão dançando funk e já me acabei no Axé. Mas óbvio que não absorvo isso no meu cotidiano musical. Eu cresci escutando Rolling Stones, Bach, Mozart, Strauss, Bethoven... Claro que tive a fase da Xuxa na infância mas que logo foi substituída por Axl Rose, Kurt Cobain e Ed Vedder. Logo descobri Jim Morrison, Pulp, Echo & The Bunnymen, Sex Pistols, Cowboy Junkies, Days of the News... Simpatizo muito com rock pesado heheh Me delicio com o blues, com o soul, com o jazz... E quando me dei por conta, me senti numa ilha, sozinha, no meu mundo, pois quem ouvia isso? Com quem poderia dividir toda essa miscelânea musical que fui descobrindo? Ô província de merda na qual o som predominante é a batida irritante do pagode, mas aquele pagode meloso e podre (aaaai, como eu odeio pagode). Tá eu sei daquela história das raízes africanas, blá, blá, blá... Mas pooor favor, é muito podre. Isso não é e nem pode ser considerado algum tipo de ramificação da música africana. Sim, existe o samba de raiz, esse eu respeito, conheço pouco, mas respeito. E Calipyso? Esse eu me recuso a comentar. O que está acontecendo com a cultura brasileira? E o rock de protesto da Legião? E a poesia do Cazuza? Adoro Lenine, apesar de ser trilha sonora de novela das 8, é muito bom. Audível na medida. Gosto também Vanessa da Matta e Marina de la Riva. Não vou lembrar-me de mais nada brasileiro de que gosto agora. Ah, sim eu gosto de Rappa, não tem muito nexo, mas a batida é boa. E Seu Jorge... huuuum. Mas a linha é essa.
Também ando escutando muito Alexi Murdoch, Animal Liberation Orchesta, THIEVERY CORPORATION muuuuito bom... Mas o dia que tu me ver dançando pagode... Amarra que a guria tá doida, bêbada, pagando promessa ou aposta.
Retorno a dizer: sou arrogante quando falo de música (e de filme também, mas isso são cenas para os próximos capítulos...)

Nenhum comentário: